PROJETO CASA ECO-II (econômica e ecológica)

A UNIFEB desenvolveu um projeto inovador na área da construção civil com o principal propósito de preservar o meio ambiente com retirada de garrafas PET, caixinhas de leite, pneu e papel reciclável (jornal). A casa possui aquecedor solar e reaproveitamento de água de chuva para descarga sanitária. Com isso foi possível uma redução de 30% do custo de uma moradia, além de facilitar o processo construtivo, permitindo que seja realizada no esquema de mutirão.

Como protótipo foi construída uma moradia no campus da UNIFEB com 38 m2 com o custo aproximado de R$ 14.000,00. Este é um dos principais compromissos do INTEC, o de reduzir o déficit habitacional brasileiro com responsabilidade ambiental. A UNIFEB desenvolveu um projeto inovador na área da construção civil com o principal propósito de preservar o meio ambiente

 
 
   
Premiação Planeta Casa - 2007
Premiação - Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
   
A casa ecológica da UNIFEB, construída no campus e desenvolvida por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica, foi a vencedora do Prêmio Planeta Casa, da Revista Casa Cláudia. O prêmio é destinado aos melhores projetos ligados à questão do desenvolvimento sustentável e novas tecnologias e é disputado por empresas, profissionais e estudantes de arquitetura, construção e decoração.

O projeto da UNIFEB denominado “ECO II – Econômico e Ecológica” concorreu na categoria de projetos de produtos desenvolvidos por estudantes juntamente com uma luminária apresentada pela Universidade de Firenze, Itália e linha enrolada (utensílio de escritório) apresentado pela Mackenzie.

A ECO II é resultado de projetos apresentados por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica da UNIFEB, sob a coordenação da professora Marony Martins.

O projeto foi encaminhado à revista, através do INTEC – Instituto Tecnológico e Científico.



A Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC premiou no dia 3 de dezembro, em Brasília, a Casa Ecológica e Econômica – Projeto ECO II, desenvolvida por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica da UNIFEB. O projeto ficou em segundo lugar do 15º Concurso Falcão Bauer na categoria sustentabilidade.

Em sua 15ª edição, o concurso objetiva premiar trabalhos de pesquisa com comprovada eficiência em modernização do processo construtivo;
industrialização; aumento da produtividade; redução dos custos; redução dos custos homem/hora por metro quadrado; sustentabilidade; racionalização dos recursos naturais e redução e reutilização dos resíduos da construção.

O Projeto ECO II foi um dos mais aplaudidos e elogiados pela câmara máxima do Brasil na área da indústria da construção, sendo requisitado pelos presidentes do Sindicato da Indústria da Construção - Sinduscon.

A premiação reforça o espírito empreendedor dos parceiros e alunos que investiram no projeto.


 

(da direita para esquerda) - Secretário Estadual do Meio Ambiente Dr. Francisco Graziano, Deputado Federal Arnaldo Jardim, Professora da UNIFEB Marony Martins e acadêmico de Engenharia Renato Nogueira.

O “II Encontro de Gestão Ambiental CompartilhadaCompromisso dos Municípios”, organizado pelo Deputado Federal Arnaldo Jardim, em 02 de outubro, na cidade de Porto Ferreira (SP), presidida inicialmente pelo secretário estadual do meio ambiente Dr. Francisco Graziano, reuniu cerca de 180 pessoas, representantes de 54 municípios paulistas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, acadêmicos, lideranças políticas e empresariais, gestores ambientais e ambientalistas.

Frâncico Graziano dá destaque ao Programa Município Verde e Arnaldo Jardim enfatiza o dever da política de assumir o papel de fio condutor para amarrar iniciativas, estabelecer premissas, coordenar mudanças de atitudes rumo a um desenvolvimento sustentável

Dentro deste contexto Arnaldo Jardim deu oportunidade para apresentação do projeto da “Casa Ecológica da UNIFEB”, despetando o interesse dos prefeitos e secretários municipais que desejam visitar Barretos para conhecer melhor o projeto.

 
 

PROJETO CASA ECO-PEÃO

A casa Ecológica do parque do peãozinho tem a finalidade de contribuir com a educação ambiental e mostrar para a população um projeto ecológico sustentável, econômico e auto-eficiência energética. A casa conceito apresenta sistema inovador de tecnologia de construção e usa entulho da construção civil e reciclável no processo construtivo.

A proposta apresentada é a segunda versão do projeto casa ecológica econômica ECO II, desenvolvida na UNIFEB.

 
 
A Professora Marony Costa Martins Dutra, coordenadora do Projeto Casa Ecológica da UNIFEB, concedeu entrevista para o programa Tribuna Independente da Rede Vida.
 
 
INTEC (Instituto Tecnológico e Científico Roberto Rios)
Fone: (17) 3321-6411 / 3321-6461
intec@feb.br